Produção de conhecimento sobre fenômenos psicossociais em tempos de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.599Palavras-chave:
construcionismo social, psicologia social, práticas discursivas, Covid-19Resumo
O artigo apresenta uma aproximação com o movimento do construcionismo social, seus princípios e especificidade na área da psicologia social na sua articulação com o fenômeno psicossocial da pandemia da COVID-19. Destaca-se a prática discursiva e a produção de sentidos como abordagem para nortear as pesquisas psicológicas interessadas em questionar o saber e o conhecimento de fenômenos naturalizados nos discursos tanto na academia quanto na vida cotidiana. A diversidade teórico-metodológica da psicologia e as mudanças da sociedade têm exigido dos/as pesquisadores/as formas de pensar e proceder que valorizem a multiplicidade de sentidos para além da unificação de discursos generalizados e hegemônicos que precisam de críticas e reflexões permanentes, visando posturas politizadas das pessoas e grupos favorecendo a transformação social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).