Produção de conhecimento sobre fenômenos psicossociais em tempos de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.599

Palavras-chave:

construcionismo social, psicologia social, práticas discursivas, Covid-19

Resumo

O artigo apresenta uma aproximação com o movimento do construcionismo social, seus princípios e especificidade na área da psicologia social na sua articulação com o fenômeno psicossocial da pandemia da COVID-19. Destaca-se a prática discursiva e a produção de sentidos como abordagem para nortear as pesquisas psicológicas interessadas em questionar o saber e o conhecimento de fenômenos naturalizados nos discursos tanto na academia quanto na vida cotidiana. A diversidade teórico-metodológica da psicologia e as mudanças da sociedade têm exigido dos/as pesquisadores/as formas de pensar e proceder que valorizem a multiplicidade de sentidos para além da unificação de discursos generalizados e hegemônicos que precisam de críticas e reflexões permanentes, visando posturas politizadas das pessoas e grupos favorecendo a transformação social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Conceição de Carvalho, Programa de Pós Graduação em Psicologia, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Psicólogo, Mestrando em Psicologia (IPS/UFBA), Especialista em Saúde da Família (ESPBA), Especialista em Gestão de Redes de Atenção à Saúde (Ensp/Fiocruz).

Maricelly Gómez Vargas, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Psicóloga, Mestra em Psicologia (Universidade de Antioquia, Colômbia). Bolsista de doutorado"PAEC OEA-GCUB. Doutoranda em Psicologia pela UFBA.

Monica Lima, Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA

Professora do Instituto de Psicologia (IPS/UFBA), Psicóloga, Mestra e Doutora em Saúde Coletiva (UFBA), Pós-Doutorado em Psicologia Social (UAB). Programa de Pós-Graduação em Psicologia (IPS/UFBA).

Downloads

Publicado

02/23/2022

Como Citar

Conceição de Carvalho, D., Gómez Vargas, M., & Lima, M. (2022). Produção de conhecimento sobre fenômenos psicossociais em tempos de Covid-19. Nova Perspectiva Sistêmica, 30(70), 29–50. https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.599

Edição

Seção

Artigos