Uma proposta teórico-metodológica para subsidiar a facilitação de grupos reflexivos e de apoio ao luto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.585

Palavras-chave:

Luto, grupos reflexivos, construcionismo social, narrativas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos e os princípios metodológicos dos grupos reflexivos e de apoio ao luto (GRAL) com base na prática grupal realizada no âmbito de um serviço escola de Psicologia. Destacam-se como relevantes os conceitos e procedimentos da metodologia de grupos reflexivos de gênero do Instituto Noos, da perspectiva construcionista social do luto, os princípios terapêuticos grupais e a postura ética no cuidado ao luto. Com base nestes aspectos conceituais, apresentam-se os objetivos e os princípios metodológicos do GRAL quanto ao seu modo de constituição, dispositivos para a sua realização e avaliação. O GRAL constitui em uma proposta de construção de diálogos colaborativos, reflexivos e de apoio às pessoas no seu processo de enlutamento, de se engajar consigo próprio e com os outros, por meio da construção de empatia, sociabilidade e narrativas pessoais quanto à necessidade e direito ao luto público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivania Jann Luna, Professora da Universidade Federal de Santa Catarina

Ivânia Jann Luna é professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Com formação em Psicologia, Mestrado em Psicologia Clínica (PUC/SP) e Doutorado em Psicologia (UFSC). É coordendora do Laboratório de Processos Clínicos e Psicossociais no luto (LAPPSILu) da UFSC.

Downloads

Publicado

04/28/2021

Como Citar

Luna, I. J. (2021). Uma proposta teórico-metodológica para subsidiar a facilitação de grupos reflexivos e de apoio ao luto. Nova Perspectiva Sistêmica, 29(68), 46–60. https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.585

Edição

Seção

Artigos