Transmissão Transgeracional de Padrões Conjugais e Familiares:

Implicações para o Cuidado em Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.570

Palavras-chave:

Família, Relações familiares, Casamento, Enfermagem familiar

Resumo

Este estudo buscou compreender a transmissão transgeracional de elementos entre as gerações das famílias com foco nas práticas conjugais e familiares. A partir de uma revisão narrativa, destaca-se que as produções mais recentes acerca do assunto exploraram os seguintes aspectos: a família como meio privilegiado de transmissão; aprendizagem de práticas educativas em família; influência familiar na construção dos vínculos afetivos e papel do casamento. As famílias apresentam modos variados de transmitir conteúdos entre as gerações, reforçando a ideia da preexistência de uma história transmitida como um legado familiar e que entrelaça o desenvolvimento individual ao desenvolvimento da família. Considerar esses elementos no cuidado em saúde pode ser útil para uma reflexão sobre os aspectos intersubjetivos que atravessam o grupo familiar e que podem estar associados a comportamentos em saúde, promovendo uma atenção mais próxima, integrada e humanizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junia Denise Alves-Silva, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG

Psicóloga e Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Uberaba/MG.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo, São Paulo/SP

Psicólogo, Mestre, Doutor e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professor Associado do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

02/23/2022

Como Citar

Alves-Silva, J. D., & Scorsolini-Comin, F. (2022). Transmissão Transgeracional de Padrões Conjugais e Familiares:: Implicações para o Cuidado em Saúde. Nova Perspectiva Sistêmica, 30(70), 77–92. https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.570

Edição

Seção

Artigos