Transmissão Transgeracional de Padrões Conjugais e Familiares:
Implicações para o Cuidado em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v30i70.570Palavras-chave:
Família, Relações familiares, Casamento, Enfermagem familiarResumo
Este estudo buscou compreender a transmissão transgeracional de elementos entre as gerações das famílias com foco nas práticas conjugais e familiares. A partir de uma revisão narrativa, destaca-se que as produções mais recentes acerca do assunto exploraram os seguintes aspectos: a família como meio privilegiado de transmissão; aprendizagem de práticas educativas em família; influência familiar na construção dos vínculos afetivos e papel do casamento. As famílias apresentam modos variados de transmitir conteúdos entre as gerações, reforçando a ideia da preexistência de uma história transmitida como um legado familiar e que entrelaça o desenvolvimento individual ao desenvolvimento da família. Considerar esses elementos no cuidado em saúde pode ser útil para uma reflexão sobre os aspectos intersubjetivos que atravessam o grupo familiar e que podem estar associados a comportamentos em saúde, promovendo uma atenção mais próxima, integrada e humanizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).