Efeitos emancipatórios da participação de uma mulher em um Projeto Comunitário:
estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v30i71.566Palavras-chave:
Apoio social, Análise de rede social, MulheresResumo
Esta pesquisa objetivou analisar os efeitos emancipatórios da participação de uma mulher em um Projeto Comunitário. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso único que utilizou entrevista semiestruturada e o mapa de redes sociais significativas. A participante foi uma mulher divorciada com três filhos e que oferece serviços de marido de aluguel. A participação no Projeto Comunitário gerou processos emancipatórios que fomentaram a inclusão social mediante as oportunidades de geração de trabalho e renda, o que promoveu a construção de uma rede social significativa. O mapeamento das redes sociais significativas indicou a presença de pessoas da família, da comunidade/Projeto Comunitário, das relações de amizade e de trabalho. As funções da rede relacionam apoio emocional, ajuda material e guia cognitivo. Os resultados desta pesquisa permitem desenvolver reflexões críticas sobre os vínculos sociais provenientes da participação em um Projeto Comunitário, o que possibilita o desenvolvimento de intervenções psicossociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).