Psicologização do Machismo e Romantização da Violência de Gênero no Filme WiFi Ralph

Palavras-chave: violência de gênero, normas de gênero, construção social, meios de comunicação de massa, psicologia social

Resumo

Este artigo apresenta uma análise discursiva do filme WiFi Ralph – Quebrando a Internet, com o objetivo de compreender como a violência de gênero aparece na trama. A partir da perspectiva construcionista social, descrevemos e analisamos três pontos que consideramos centrais na narrativa: quando Vanellope encontra Shank; quando Vanellope encontra outras princesas famosas; e quando Ralph ataca Vanellope. Para a análise, buscamos identificar os diferentes sentidos de gênero e de relações de gênero presentes no filme, destacando como sua narrativa reitera ou desafia os discursos hegemônicos sobre questões de gênero. Ao mesmo tempo, buscamos mostrar o silenciamento dessas questões ao adentrarmos no âmbito da violência, construindo uma perspectiva individual e essencialista sobre sua prática, isto é, a psicologização do machismo. Além disso, identificamos a valorização do excesso de afeto e deste como justificativa para violência, configurando o que chamamos de romantização da violência de gênero. Desta maneira, problematizamos o potencial de filmes infantis em apresentar situações cotidianas que crianças vivenciam e em propor soluções de como lidar com elas, neste caso, a violência de gênero. Advogamos que filmes infantis podem ser utilizados como importantes recursos discursivos e performáticos para que crianças interajam de forma igualitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Martins Silva, Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia/MG

Psicóloga e professora da área de Psicologia Escolar no colégio de aplicação ESEBA, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do The Taos Institute.

Domitila Shizue Kawakami Gonzaga, Universidade de São Paulo (USP), SP

Psicóloga, terapeuta familiar e de casal e doutoranda em Psicologia pela USP, Ribeirão Preto, com doutorado sanduíche em Psicologia na Universidade do Porto.

Publicado
2021-04-28
Como Citar
Silva, G. M., & Gonzaga, D. S. K. (2021). Psicologização do Machismo e Romantização da Violência de Gênero no Filme WiFi Ralph. Nova Perspectiva Sistêmica, 29(68), 76-90. https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.561
Seção
Artigos