CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO CONJUGAL DE CASAIS QUE OPTARAM POR NÃO TER FILHOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38034/nps.v29i67.559

Palavras-chave:

Conjugalidade, Família, Filhos, Maternidade, Paternidade

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo descrever características do relacionamento conjugal de casais sem filhos por opção, elencando as razões que os levaram a optarem por tal decisão e compreender seu nível de satisfação no que concerne ao seu relacionamento conjugal através de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Participaram 10 casais, sendo cinco casais adultos jovens (18 a 30 anos) e cinco casais adultos (31 a 60 anos). A coleta de dados foi realizada através de um formulário on-line e os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados foram compilados em quatro categorias que mostraram as dinâmicas envolvidas no desejo de não ter filhos, sendo: 1) Falta de desejo de ter filhos; 2) Desenvolvimento da carreira profissional; 3) A responsabilidade exigida para a criação de um filho; 4) estabilidade financeira. Por fim, o estudo demostrou que os casais estavam satisfeitos com seus relacionamentos e que enfrentavam alguns estigmas baseados em gênero por conta da decisão da não maternidade/paternidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ingrid Mesquita Coelho , Universidade Federal do Pará, Belém/PA

Graduada em Psicologia, mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Daniel Cerdeira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC

Psicólogo, mestre em Psicologia e Processos Psicossociais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); doutorando em Psicologia Social e Cultura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Iolete Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Manaus/AM

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal do Amazonas e Diretora da Faculdade de Psicologia (UFAM). Bolsista Produtividade CNPq 2. Atua no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI/UFAM) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFAM). É conselheira e Presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (2020).

Downloads

Publicado

08/31/2020

Como Citar

Coelho , I. M., de Souza, D. C., & Silva, I. R. da. (2020). CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO CONJUGAL DE CASAIS QUE OPTARAM POR NÃO TER FILHOS. Nova Perspectiva Sistêmica, 29(67), 56–69. https://doi.org/10.38034/nps.v29i67.559

Edição

Seção

Artigos