Grupos com Cuidadores de Pessoas com Doença de Parkinson (DP): um convite à reflexão
DOI:
https://doi.org/10.38034/nps.v29i68.547Palavras-chave:
grupos, cuidadores, Doença de ParkinsonResumo
O artigo convida à reflexão sobre a importância dos diálogos em grupos de pessoas com (DP) e com seus cuidadores. Estes são grupos de pessoas com limitações sociais, devido aos efeitos do processo de envelhecimento, da DP e, no caso dos cuidadores, da atenção ao paciente. A reflexão proposta é fruto de diversas ações de pesquisa e de extensão, com destaque para o relato sobre grupos de partilha com cuidadores de pessoas com DP, que com o objetivo de gerar espaços de trocas e de atenção aos cuidadores, resultaram em reflexões relevantes, inclusive sobre a importância do diálogo entre pessoas com DP e entre cuidadores. Os principais temas, sugeridos pelos cuidadores do grupo de partilha, foram: sobrecarga do cuidador familiar, relação cuidador-pessoa com DP, práticas que promovam o cuidado, o desenvolvimento, a convivência, o lazer e a autonomia dos participantes. O grupo de partilha é parte de um projeto de extensão interinstitucional e transdisciplinar, está embasado em pesquisas de cunho sistêmico sobre a importância da rede social significativa à saúde humana (SLUZKI, 1997) e passará a ocorrer também com pessoas com DP, com um foco cada vez mais reflexivo e voltado à ampliação e manutenção da convivência de pessoas com DP e de cuidadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).