Teoria do posicionamento e terapia familiar: criando novas posições discursivas na relação entre mãe e filho

Palavras-chave: Terapia Familiar, Teoria do Posicionamento, Construcionismo Social, Self Relacional, Práticas Discursivas

Resumo

Seguindo a premissa Construcionista Social de que o indivíduo se constitui nas relações através da linguagem e partindo de um contexto prático do atendimento com uma família, o objetivo deste artigo é dar visibilidade ao processo de construção de novas posições discursivas para a relação de uma mãe e um filho, a partir do foco no processo de comunicação e do uso de uma metáfora. Teoricamente, nos apoiamos na compreensão do self em sua dimensão relacional. Metodologicamente, utilizamos a teoria do posicionamento como um recurso para dar visibilidade para o processo discursivo em terapia familiar, no qual uma mãe e um filho negociam posições alternativas para seu relacionamento. Concluímos, pela utilidade da teoria do posicionamento na experiência clínica, por permitir colocar em ação a ampliação da noção de identidade, substituindo o enfoque na unicidade pela possibilidade de múltiplas descrições de self.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia de Azevedo Pozzer, Instituto Conversações, Ribeirão Preto/SP

É formada em Comunicação Social, Terapeuta Familiar e de Casal e Mediadora de Conflitos pelo Instituto Conversações/ Ribeirão Preto/SP.

Eneida de Duartina Fernandes Novaes, Instituto Conversações, Ribeirão Preto/SP

É psicóloga clínica e organizacional, CTB (Certified Bioenergetic Therapist), Instituto Lumen, Ribeirão Preto, filiado ao IIBA (Internacional Institute of Bioenergetic Analylis). Supervisora em Análise Bioenergética pelo IABSP, coordenadora de Grupos de Movimento. Certificação Internacional em Práticas Colaborativas e Dialógicas (Interfaci/Houston Galveston Institute/ Taos Institute. Docente do Instituto Távola de Psicanálise/ Ribeirão Preto. Terapeuta Familiar e de Casal pelo Instituto Conversações/ Ribeirão Preto/SP.

Publicado
2019-12-31
Como Citar
Pozzer, L. de A., & Novaes, E. de D. F. (2019). Teoria do posicionamento e terapia familiar: criando novas posições discursivas na relação entre mãe e filho. Nova Perspectiva Sistêmica, 28(65), 19-35. https://doi.org/10.38034/nps.v28i65.535
Seção
Artigos