Velhice - considerações sobre o envelhecimento: imagens no espelho

  • Divina de Fátima dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Arlene de Almeida Moreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Ceneide Cerveny Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: envelhecimento, imagem e identidade social, retratos do envelhecimento no Brasil

Resumo

Este artigo apresenta um estudo baseado na auto-imagem e na identidade social sob a ótica dos idosos. Os autores utilizaram uma abordagem qualitativa para as narrativas dos 24 participantes, de ambos os sexos, todos com mais de 70 anos e que foram colhidas em 2011. Os participantes são residentes em diversas cidades do Estado de São Paulo, têm diferentes graus de escolaridade e pertencem a classes sociais distintas. As recomendações éticas e de sigilo foram seguidas. O estudo objetivou entender o significado de envelhecer para essas pessoas na sociedade em que vivem. O roteiro formulado se compôs de perguntas semidirigidas para serem completadas, segundo os sentimentos e reflexões dos participantes. Versavam sobre o tempo vivido, os sonhos da juventude e de agora, como se viam e são vistos hoje; as carências que sentiam então e sentem hoje. As respostas obtidas foram categorizadas segundo a visão dos entrevistados, comparativamente, na consideração do tempo vivido e das esperanças de futuro e do presente que vivem hoje. Os resultados obtidos indicam que muitos desses idosos se sensibilizam com suas próprias condições de velhos, com sua imagem e sua identidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divina de Fátima dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Gerontologia
pela Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo

Maria Arlene de Almeida Moreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestra em Família e
Comunidade pela Pontifícia
Universidade Católica
de São Paulo

Ceneide Cerveny, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Doutora em
Psicologia Clínica, Núcleo
Família e Comunidade pela
Pontifícia Universidade
Católica de São Paulo.
Departamento de Psicologia
Clínica

Referências

Almeida, J.A.M. (2005). Sobre a anamorfose: identidade e emancipação na velhice. Tese de Doutorado, PUCSP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Alves, A. M. (2007). Os idosos, as redes de relações sociais e as relações familiares. In A. L. NERI. (Org). Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na Terceira Idade. São Paulo: SESCSP.

Barros, M.M.L. (2006). Trajetória dos estudos de velhice no Brasil. Sociologia, Problemas e Práticas, 52, 109-132.

Beauvoir, S. (1990). A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Bauman, Z. (2011). Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar.

Brandão, V.(2009). A construção do saber gerontológico: reflexões interdisciplinares. In: L.E.L.R. Valle, G. Zarebski, & E.L.R. Valle. Neurociência na melhor idade. Ribeirão Preto: Novo Conceito.

Brandão, V.M.A.T., Mercadante, E.F. (2009). Envelhecimento ou longevidade? São Paulo: Papirus.

Campedelli, M.A. (2009). A identidade do velho no mundo contemporâneo. Tese de Doutorado: PUCSP, São Paulo São Paulo, Brasil.

Cardoso, A., Rosset, J. (2009). Estética, saúde e bem estar: o que está causando um vazio na vida do ser humano? Anais do Encontro Paranaense, Congresso Brasileiro de Psicoterapias Corporais. Centro Reichiano, Curitiba, Paraná, Brasil, 15 e 9. Recuperado de www.centroreichiano.com.br/artigos.pdf.

Ceccim, R.B., & Palombini, A.L. (2009). Imagens da infância, devir criança e uma formulação à educação do cuidar. In MAIA, M.S. (Org.). Por uma ética do cuidado. Rio de Janeiro: Garamond.

Cerveny, C.M.O. (2010). Visitando a família ao longo do ciclo vital. (3ª edição). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Ciampa, A.C. (2005). A estória de Severino e a história de Severina. São Paulo: Brasiliense.

Debert, G.G. (2004). A invenção da Terceira Idade e a rearticulação de formas de consumo e demandas políticas. Recuperado de: www.anpocs.org.br.

Erikson, E. (1998). O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artes Médicas.

Ferrigno, J.C. (2009). Educação para os velhos, educação pelos velhos e a coeducação entre as gerações: Processos de educação não formal e informal. In: M. B. Park, & L.A. Groppo. (Org.) Educação e velhice. Holambra: São Paulo.

Figueiredo, L.C.M. (2009). As diversas faces do cuidar: considerações sobre a clínica e a cultura. In M.S. Maia. (Org.) Por uma ética do cuidado. Rio de Janeiro: Garamond.

Fortes, I. (2004). O sofrimento na cultura atual: hedonismo versus alteridade. In: C. A. Peixoto Jr. (Org.). Formas de subjetivação. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria.

Goldfarb, D.C. (2010). Depressão e envelhecimento na contemporaneidade. Recuperado de www.portaldoenvelhecimento.org.br.

IBGE 2010. Dados do Censo de 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Disponível In: www.ibge.gov.br, 2010;

Lopes, R.G. C., & Santos, D.F. (2009). A família e o idoso. In: L.E.L.R. Valle, G. Zarebski, E.L.R. Valle. Neurociências na melhor idade. Ribeirão Preto: Nova Conceito.

Marques, A.M. (2009). Reflexões sobre o envelhecer nas últimas décadas do século XX. Territórios e Fronteiras, 2(1).

Mercadante, E. F. (1997). A construção da identidade e subjetividade do idoso. Tese de Doutorado: PUCSP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mercadante, E.F. (2009). Velhice: uma questão complexa. In: B. Corte, E.F. Mercadante, I.A. Arcuri (2009). Velhice, envelhecimento e complex(idade). São Paulo: Vetor.

Messy, J. (1999). O espelho quebrado. In: A. B. Motta. A pessoa velha não existe. São Paulo: Aleph.

Mucida, A. (2006). O sujeito não envelhece: psicanálise e velhice. (2ª. Ed.). Belo Horizonte: Autêntica.

Mucida, A.(2009). A escrita de uma memória que não se apaga: envelhecimento e velhice. (2ª. Ed.) Belo Horizonte: Autêntica.

Neri, A. L. (2001). Envelhecimento e qualidade de vida na mulher. Trabalho apresentado no II Congresso de Geriatria e Gerontologia. Campinas;

Neri, A. L. (2004). Velhice bem-sucedida: aspectos afetivos e cognitivos. Psico- USF, 9 (1):109-110.

Neri, A. L. (Org.) (2007). Idosos no Brasil: vivências, desafios e expectativas na terceira idade. São Paulo: SESC-SP.

Papalia, D.E., Olds, S.W., & Feldman, R.D. (2006). Desenvolvimento humano. (8ª Ed.) Porto Alegre: Artmed.

PEIXOTO, C.E.(2003). “Entre o estigma e a compaixão e os termos classificatórios: velho, velhote, idoso, terceira idade...” In: M.M. Lins de Barros (org). Velhice ou Terceira Idade? Estudos antropológicos sobre identidade, memória e política (3ª. Ed.), Rio de Janeiro: FGV Editora. PP.57-84.

Py L.(2004). Envelhecimento e subjetividade. In L. PY, et.al. Tempo de envelhecer: percursos e dimensões psicossociais. Rio de Janeiro: NAU.

Rebouças, M. (2012) O discurso do sujeito: idosos em São Paulo. Revista A Terceira Idade, 23, 53: 30-43. Disponível em: www.sessp.org.br/online/revistas/edições/ 425_ENVELHECIMENTO+E+ELABORACAO+PERDAS#/tagcloud=lista.

Santos, D. F. (2010) Relações intergeracionais: palavras que estimulam. Dissertação de Mestrado, PUCSP, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Santos, D.F., Tomazoni, A.M.R., Lodovici, F.M.M., Medeiros, S.A.R. (2010). A arte de morar só e ser feliz na velhice. Caderno Temático Kairós Gerontologia, 8, 109-123. Recuperado de: http://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/6918/5010.

Silva, T.T. (2000). (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.

Silva, T.C.M., Amazonas, M.C.L.A., Vieira, L.L.F. (2010). Família, trabalho, identidade de gênero. Maringá: Psicologia em Estudos.

Toni, I.M. (2011). Reconstruindo a identidade na Velhice através da Educação. PUCSP: Portal do Envelhecimento. Recuperado de www.portaldoenvelhecimento.org.br.

Totora, S. (2008). Apontamentos para uma ética do envelhecimento. Kairós, 11, 1, 21-38.

Winnicott, D.W. (2011). Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes.

Publicado
2016-03-09
Como Citar
dos Santos, D. de F., Moreira, M. A. de A., & Cerveny, C. (2016). Velhice - considerações sobre o envelhecimento: imagens no espelho. Nova Perspectiva Sistêmica, 23(48), 80-94. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/53
Seção
Artigos