Pipa da vida: práticas narrativas conectando os jovens para a vida

Autores

  • Marisol Lurdes de Andrade Seidl
  • Gislaine Oliveira Baptista

Palavras-chave:

prática narrativa, risco social, aliança intergeracional, reautoria

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar ações da psicologia comunitária junto a um grupo de adolescentes em situação de risco social, em especial, a pobreza. Era nossa intenção a promoção de ações de empoderamento dos jovens em relação ao futuro para a vida, através da prática narrativa. Para isso utilizamos a metodologia da “Pipa da Vida”, a qual buscou reconectar esses adolescentes com as famílias de origem, fortalecendo as alianças intergeracionais. Os valores, habilidades e sonhos compartilhados no grupo revelaram o legado intergeracional de suas famílias de origem, um reconhecimento de suas identidades e de seu protagonismo como um ser social. Entre os valores geracionais compartilhados o que se mostrou mais significativo para os jovens foi a amizade. O testemunho dos membros sobre histórias ricamente vivenciadas sobre amizade reforçou o reconhecimento deste valor e o sentido que tem para a vida dos jovens na comunidade. Portanto, ações sociais que buscam a promoção do protagonismo social de jovens em situação de risco precisam levar em conta suas características, seus legados multigeracionais, além do contexto em que vivem. Desta forma, as competências individuais poderão ser promovidas, enriquecidas, mas mantendo viva a história pessoal de cada protagonista, facilitando assim a reautoria.

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Biografia do Autor

Marisol Lurdes de Andrade Seidl

Mestre em psicologia clínica (Unisinos), especialista em Terapia de Família e de casal. Coordenadora do serviço de Psicologia da Horta Comunitária Joanna de Angelis/RS

Gislaine Oliveira Baptista

Graduanda do curso de psicologia da Universidade Feevale/RS.

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Como Citar

Seidl, M. L. de A., & Baptista, G. O. (2013). Pipa da vida: práticas narrativas conectando os jovens para a vida. Nova Perspectiva Sistêmica, 21(44), 61–70. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/252

Edição

Seção

Artigos