Sentido e consciência em uma clínica da verdade

Autores

  • Marcelo Pakman

Palavras-chave:

alucinações, senso, consciência, verdade, ética

Resumo

Por meio da leitura do conceito de Jean-Paul Sartre de uma consciência intencional, transcendente e não-reflexiva, junto ao conceito de sentido de Jean-Luc Nancy, é feita uma contribuição à posição crítico-poética do autor na psicoterapia. Quanto à caracterização clínica de percepções, ficções e alucinações, é apresentado um caso clínico no qual a distinção entre elas permanece esquiva; um trabalho clínico real é apresentado, não reduzível como retorno às leituras materialistas ou idealistas de Descartes, mas legitimado como apropriado para recuperar a singularidade de uma experiência vívida que se provou esquiva aos empirismos científicos e linguísticos adotados no trabalho clínico.

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Biografia do Autor

Marcelo Pakman

Médico, psicoterapeuta, terapeuta familiar, conferencista, autor

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Como Citar

Pakman, M. (2016). Sentido e consciência em uma clínica da verdade. Nova Perspectiva Sistêmica, 25(56), 76–93. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/242

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Artigos