Ateliês em curso – tecendo metodologias de facilitação

Autores

  • Cecilia Abrahamsson
  • Cintia Lopes Rangel
  • Cristina Fonseca Ribeiro
  • Delaine Martins Costa
  • Flora Moana Van De Beuque
  • Heloisa Rodrigues da Costa
  • Jorge Bergallo
  • Leonora Corsini
  • Luciana Abrahamsson
  • Maria Beatriz Costamilan
  • Marilia Lopes Modesto
  • Monica Meurer de Miranda
  • Regina Peregrino Ribeiro
  • Rosana Rapizo
  • Sandra Mara de Mello Lopes
  • Sandra Santos

Palavras-chave:

grupo, facilitação, comunidades de aprendizagem, construcionismo social

Resumo

Este artigo é uma narrativa construída coletivamente por pessoas que participaram do Curso de Teoria e Prática com Grupos realizado em 2012 e 2013 no Instituto Noos e continuaram após o final do curso em um novo grupo denominado Formação Continuada até a presente data. O artigo pretende realizar uma narrativa reflexiva sobre esta trajetória. Ele aborda algumas de nossas premissas a respeito de comunidades de aprendizagem e construção coletiva de conhecimento, alinhadas com o construcionismo social e com o pensamento de autores como Paulo Freire, Donald Schön, Sheila McNamee e Saúl Fuks. Destacamos a forma de trabalhar que chamamos ateliê e seus pilares: o acordo de convivência, falar de si e a facilitação/o facilitador.

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Biografia do Autor

Cecilia Abrahamsson

Instituto Noos

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Como Citar

Abrahamsson, C., Rangel, C. L., Ribeiro, C. F., Costa, D. M., Beuque, F. M. V. D., Costa, H. R. da, … Santos, S. (2016). Ateliês em curso – tecendo metodologias de facilitação. Nova Perspectiva Sistêmica, 25(56), 22–33. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/238

Edição

Seção

Artigos