Uma Prática Construcionista Social no Campo da Psicologia Social
Resumo
O contexto brasileiro atual está caracterizado por profundas desigualdades sociais, econômicas e culturais. A maior parte da população convive com a fome, falta de moradia, desemprego, enfim, em constante luta pela sobrevivência. Essas condições criam possibilidade de ações criminosas, violentas e antissociais; ou podem levar a uma postura de grande apatia, submissão e obediência. Nos dois casos, entendemos que os que assim agem o fazem por desconhecimento dos seus próprios recursos e saberes capazes de transformar sua realidade. Nossa sociedade produz discursos e significados que, recursivamente, alimentam esta situação. “Marginais”, “delinquentes”, “essa gente”, “coitados”, “ignorantes” são descrições que constituem identidades.
Diante disto perguntamos:
Quem faz essas descrições?
Em que contextos são produzidos esses significados e descrições?
Quais são as consequências desses discursos?
Se linguagens determinam descrições, se vozes determinam comportamentos, como gerar discursos transformadores? (Ghiraldelli , 2004). Como criar vocabulários capazes de possibilitar novas ações e, consequentemente, abrir outros futuros? Como nossos conhecimentos tornam-se uma ferramenta que contribua para a melhoria da qualidade de vida da maior parte da sociedade brasileira? Aqui se coloca um desafio para nós profissionais da área da saúde, da educação
e da assistência social.
Downloads
Referências
BARBAS, C., BERNARDES, C., PEREIRA, M. Multiplicadores Reflexivos. Nova Perspectiva Sistêmica. Rio de Janeiro: nº20, jan. 2003.p.14-21.
COSTA, L.F., CONCEIÇÃO, M.I.O., SUDBRACK, M.F. O Psicólogo na Comunidade: Abordagem Psicossocial e Grupal às Famílias. Nova Perspectiva Sistêmica, Rio de Janeiro, n.38, dez.2010. p.119-126
GHIRALDELLI, P. A Filosofia na prática: identidades no serviço social e na educação. Americana: Centro de Estudos em Filosofia, 2004.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).