Construcionismo social: discurso, prática e produção do conhecimento
Resumo
O livro organizado por quatro jovens profissionais "nativos na língua construcionista social", em seus dezoito capítulos, convida o leitor a circular por uma galeria de pequenas grandes obras de arte. Pequenas na extensão, embora grandes na densidade teórico-prática e na riqueza literária com a qual todos os seus autores descrevem seu fazer profissional.
Carla Guanaes-Lorenzi, Murilo S. Moscheta, Clarissa M. Corradi Webster e Laura Vilela de Souza, organizadores e autores de alguns textos no interior do livro, são psicólogos, doutores em Psicologia pela USP - Ribeirão Preto e atuam na docência de diferentes universidades brasileiras; além da formação acadêmico/profissional semelhante e de suas aproximações teóricas com a abordagem construcionista, trazem também um posicionamento comum quanto à produção do conhecimento comprometida com a transformação social com respeito à justiça e inclusão . Assim também se posicionam os autores convocados a refletir sobre suas práticas, que, apesar de diversas, conectam-se pela postura colaborativa e pela ética dialógica em estar com o outro.
Downloads
Referências
Austin, J. L. Como hacer cosas com palabras. Barcelona: Paidós,1962
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).