Consultoria multidisciplinar às escolas liderada pela Estratégia de Saúde da Família: um modelo possível para o Brasil

Autores

  • Olga Garcia Falceto
  • José Ovídio C. Waldemar

Palavras-chave:

educação, saúde, saúde escolar, saúde do professor, educação social e emocional.

Resumo

O artigo relata os quatro anos de construção de um modelo de trabalho multidisciplinar de consultoria escolar liderado por equipe da Estratégia Saúde da Família conforme responsabilidade definida pelo decreto No 6286 de 2007, o qual instituiu o Programa Saúde na Escola. Destacamos os avanços e as dificuldades encontradas. O trabalho baseia-se em conversas colaborativas com as escolas por meio de quatro modalidades principais: 1. reuniões semanais com representantes das escolas; 2. capacitações para os professores; 3. visita periódica a cada  escola por pequena equipe e 4. ações específicas solicitadas pelas escolas. A adesão à experiência tem tido altos e baixos, sugerindo que as escolas, como outros sistemas humanos, desejam mudanças mas resistem a elas, mesmo quando planejadas de comum acordo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Garcia Falceto

Médica, psiquiatra da infância e adolescência e terapeuta de famílias e casais, docente convidada da Faculdade de Medicina da UFRGS, coordenadora de ensino/pesquisa e professora do Instituto da Família.

José Ovídio C. Waldemar

Médico, psiquiatra da infância e adolescência e terapeuta de famílias e casais, coordenador geral e  professor do Instituto da Família.

Referências

Abramovay, M. e Rua, M. G (2002).Violência nas escolas. Brasília: UNESCO.

Andolfi, M.; Calderon, L. B (2008).The Oaxaca Book. Roma, Italia: Accademia di Psicoterapia Familiare.

Bassols, A. M. S.; Santis, M. F. B.; Sukiennik, P. B.; Cristovão, P. W. y Fortes, S. D (2004). Saúde Mental na Escola. Porto Alegre: Mediação.

Brasil. Ministério da Saúde (2012). Política Nacional de Atenção Básica.Brasília: Ministério da Saúde. (Série E. Legislação em Saúde)

Burke, C (2009). Mindfulness-Based Approaches with Children and Adolescents: A Preliminary Review of Current Research in an Emergent Field. Journal of Child and Family Studies. April 2010, Volume 19, Issue 2, pp 133-144.

Caplan, G (1964). Principles of preventive psychiatry.Oxford, England: Basic Books.

Coletti, M. y Linares, J. L(1997). La intervención sistemica en los servicios sociales ante la família multiproblemática: la experiencia de Ciutat Vella.Barcelona: Paidós.

Durlak, J.A., Weissberg, R.P., Taylor, R.D., Dymnicki, Schellinger,K.B (2011). The Impact of Enhancing Student’s Social and Emotional Learning: A Meta-Analysis of School-Based Universal Interventions. Child Development, Vol 82, Number 1; 405-432.

Falceto, O. G. y Waldemar, J. O (2012). O Ciclo de Vida da Família. In: Eizirik, C. L. Bassols, A. M. S. (Org.). O Ciclo da Vida Humana. Porto Alegre: Artmed.

Falceto, O. G. y Waldemar, J. O (1997). Terapia familiar: a família como porta de entrada para a abordagem ecológica da criança e do adolescente.In N. Fichtner (Org). Prevenção, diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais da infância e da adolescência. Porto Alegre: Artes Médicas.

Freire, P (1997).Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Goleman, D (2007). Inteligência emocional: a teoria revolucionária que define o que é ser inteligente. Rio de Janeiro: Objetiva.

Maturana, H. y Varela, F (1995). A árvore do conhecimento: as bases da compreensão humana.Campinas: Psy.

Minuchin, S (1967). Families of the slums. New York: Basic Books.

Morin, E (2005). Introdução ao Pensamento Complexo. Porto Alegre: Ed. Sulina.

Rosemberg, M (2003). Non Violent Communication, “A Language of Life”. Canadá: PuddleDance.

Senger, P., Scharmer, O., Jaworsky, J. Flowers, B (2004). Presence: Human Purpose and the Field of the Future.United States: Society for Organizational Learning.

Sluzki, C. E (1997). A Rede Social na prática sistêmica. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Thompson, M. Gilbert, J. (2009). Mindfulness with Children and Adolescents: Effective Clinical Aplication, Clinical Child Psychology and Psychiatry; 13,395-407, 1997.

Waldemar, J. Heldt, E., Falceto, O., Guimarães, G (2014). The Impact of the Combination of Mindfulness and Social Emotional Learning in the Mental Health and Quality of Life of Fifth Graders in Public Schools in South Brazil, enviadoparapublicação.

Zimmerman, J. y Coyle, V (1996).The Way of Council, Branble Books.

Zottis G.A.H., Isolan L., Salum G.A., Tochetto A., Manfro G.G., Heldt E (2010).

Downloads

Como Citar

Falceto, O. G., & Waldemar, J. O. C. (2015). Consultoria multidisciplinar às escolas liderada pela Estratégia de Saúde da Família: um modelo possível para o Brasil. Nova Perspectiva Sistêmica, 24(51), 25–36. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/172

Edição

Seção

Artigos