Se a casa é um túnel escuro que a luz na saída seja a escola
Resumo
A imagem central de uma senhora já idosa abraçando fortemente um menino, coroada pela epígrafe, compõe o cartaz do filme cubano Em uma escola de Havana, (Conducta, em espanhol) do cineasta cubano Ernesto Daranas. Palavras e imagem preparam-nos para assistir a uma história de resistência e resiliência.
O filme foi indicado para o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2016 e para o Prêmio Goya. Ganhou o Festival de Cinema de Havana e foi recebido com entusiasmo nos festivais de Bogotá e Portland, EUA.
Essa exposição de um filme que mostra também pobreza e intolerância já fala do triunfo da persistência à feroz censura, constituída de resistência e resiliência, de atores e cineastas durante anos a fio e explicita mudanças na liberdade de expressão no país.
Downloads
Referências
Cyrulnik, B. (2005). O murmúrio dos fantasmas. São Paulo: Martins Fontes.
Gomes, D. M. (2011). Tutores de resiliência na família. In L. C. OSÓRIO; M. E. P. VALLE, Manual de Terapia Familiar, vol. II. (pp. 85-96) Porto Alegre: Artmed.
Reis, L. M. A. “Numa escola de Havana”, não à criança violentada. Recuperado em 01 dez, 2015, de http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Cultura/-Numa-escola-de-Havana-nao-a-infancia-violentada%0a/39/34428.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).