Criando espaço dialógico em pesquisa generativa usando as narrativas dos profissionais

  • Susan Kay Mossman Riva
Palavras-chave: saúde pública, narrativas, dialógico, generativo, transformador

Resumo

Uma combinação de métodos foi usada para abrir um espaço dialógico nas redes sociais e de saúde. Associada à abordagem construcionista social, a Avaliação Tradicional de Necessidades foi utilizada nos relatórios de saúde pública em relação à saúde mental, saúde dos imigrantes e a dos grupos LGBT, com um exame do ambiente de educação especial na região francófona da Suíça entre os anos de 2009 e 2014. Utilizando as narrativas dos professionais, a pesquisa gerou relatórios para a expansão do espaço dialógico. O trabalho de mudança social utilizou-se de vários discursos teóricos, incluindo mediação, antropologia médica e psicologia social. O aumento da atenção política para as questões de saúde pública aponta para a necessidade de modelos de pesquisa participativos consoantes com os valores democráticos. Este artigo apresenta um uso inovador da investigação narrativa e da condução da avaliação apreciativa que, desse modo, transforma as relações e orienta o planejamento e a política de saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susan Kay Mossman Riva

Ciências Sociais, Universidade de Tilburg, Holanda.

Pesquisadora e consultora em Valais, Suíça

Referências

Astori S., Riva-Mossman, S. Rupp, S., Raboud, E. (2012). Prévention de la détresse existentielle des jeunes valaisan-n-e-s orientation sexuelle: etat de la situation en Valais. Institutions Psychiatriques du Valais Romand. http://www.iukb.ch/fileadmin/iukb/conf13/rr.pdf

Astori S., Riva-Mossman, S. Rupp, S. (2012). Programme national Migration et santé (phase ll 2008-2013) de l’Office federal de la santé publique (OFSP): Analyse de besoin de l’offre cantonale du Valais en matière de promotion de la santé et de prevention à l’intention des famillesd’enfants de 0-6 ans avec focus migrants. Institutions Psychiatrique de Valais Romande.

Bennet,W. (1993). The book of virtues. New York, NY: Simon and Schuster.

Buzan, T. (2002). How to mind map. London, UK: Thorsons.

Catellin, S. (2014). Sérendipité, Du conte au concept. Paris: Editions du Seuil.

Epston, D., White, M. (1990). Narrative means to therapeutic ends. New York, NY: W.W. Norton & Company.

Foucault, M. (1980) Power/Knowledge: selected interviews and other writings. New York: Pantheon Books.

Gergen, K., (2014). From mirroring to world-making: research as future forming. journal for the theory of social behavior. Wiley Online Library. DOI: 10.11 11/jtsb.12075.

Gergen, K. (2009). Relational being, beyond self and community. New York, NY: Oxford University Press.

Gergen, K., McNamee, S. (1999). Relational responsibility. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.

Gillmore, M., Campbell, D., (2005). Needs and capacity assessment strategies for health education and health promotion. Canada: Jones & Bartlett Publishers, Inc.

Good, B. J. (1994). Medicine, rationality, and experience, an anthropological perspective. New York, NY: Cambridge University Press.

Grol, R., Wensing, M., Eccles, M., Davis, D. (2005). Improving patient care, the implementation of change in healthcare (2nd ed.). West Sussex, UK: Wiley-Blackwell.

Hosking, D.M., McNamee, S. (2006). The social construction of organization. Herndon, VA: Liber & Copenhagen Business School Press.

Hosking, D.M., McNamee, S. (2012). A research and social change: a relational constructionist approach. New York, NY: Routledge.

Israel, B.A., Eng, E., Schulz, A. J., & Parker, E. A. (2013). Methods for community-based participatory research for health. San Francisco: Jossey-Bass.

Massé, R. (2003). Ethique et santé publique. Saint-Nicolas, QC: Presses Université Laval.

Massé R., Michlig L., Riva S. (2001) La santé psychique en valais, problèmes et besoins en santé mental: perception des professionnels médicaux et psycho-sociaux en Valais. Programme Valaisan de Recherche en Santé Mentale. http://www.ovs.ch/data/documents/publication/Sante_psychique_Valais_2002-2007.pdf

Meyer, Ilan H. (2003) Prejudice, social stress, and mental health in lesbian, gay, and bisexual populations: Conceptual issues and research evidence. Psychological Bulletin, Vol 129(5), Sep 2003, 674-697. http://dx.doi.org/10.1037/0033-2909.129.5.674

Monk, G., Winslade, J. (2000).Narrative Mediation: New Approaches to Conflict Resolution. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Monk, G.D., Winslade, J.M. (2007).Narrative Counseling in Schools (2nd ed.).Thousand Oaks, CA: Corwin Press.

Monk, G., Winslade, J. (2008). Practicing narrative mediation. San Francisco, CA: Jossey-Bass.

Riva-Mossman, Susie (2014) Les représentations contemporaines du handicap, enfants sourds multihandicapés et collaboration interprofessionnelle, structures scolaires our enfants et adolescents hospitalisés. Multihandicap: de la nécessité d’une cooperation pluridisciplinaire. Révue Suisse de Pédagogie Spécialisée, Septembre, Número 3.

Solomon, A. (2012). Far from the tree: parents, children, and the search for identity. New York, NY: Scribner.

Von Bingen, H. (1986). Mystical visions translated by Bruce Hozenski. Vermont: Bear & Co. Rochester, (2007).

White, M. Maps of Narrative Practice. New York, NY: Norton Professional Books.

The University of Drammen, Norway and the TAOS Institute Conference. (2014). “Beyond the Therapeutic State: Collaborative Practices for Individual and Social Change”., June 26-28, 2014.http://www.taosinstitute.net/workshops-beyond-the-therapeutic-state

Como Citar
Riva, S. K. M. (1). Criando espaço dialógico em pesquisa generativa usando as narrativas dos profissionais. Nova Perspectiva Sistêmica, 24(52), 33-51. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/157
Seção
Artigos