Intervenções psicológicas com crianças no CRAS: Em busca de recursos e potencialidades

Autores

  • Carolina Duarte de Souza
  • Juliana Borges de Souza Faculdade Três de Maio –SETREM, Três de Maio, Brasil
  • Núbia Daniela de Oliveira Rolim
  • Rita de Cássia Maciazeki Gomes

Palavras-chave:

psicologia, Centro de Referência em Assistência Social - CRAS, relato de experiência, criança, adolescente

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de estágio em Psicologia com um grupo de crianças e uma adolescente em um CRAS de um município de pequeno porte do interior do sul do Brasil. No período de observação mapeamos no grupo questões relacionadas a: expressão da afetividade, gênero e sexualidade. A seguir planejamos atividades com foco na promoção da interação entre as crianças e adolescente, prevenção de situações de risco e vulnerabilidade, e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Nossas ações foram fundamentadas no Pensamento Sistêmico, na abordagem do Construcionismo Social e nas práticas das Práticas Narrativas.  Ao fim do processo observamos que as crianças e a adolescente modificaram seu modo de se relacionarem entre si, e posicionarem-se diante de questões conflituosas dentro e fora do grupo. A atuação de psicólogos no CRAS mostra-se desafiadora por exigir qualificação e formação técnica e flexibilidade e respeito aos diferentes modos de produção da infância e adolescência.

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Biografia do Autor

Carolina Duarte de Souza

Doutoranda, mestre e graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil

Juliana Borges de Souza, Faculdade Três de Maio –SETREM, Três de Maio, Brasil

Graduanda em Psicologia pela Faculdade Três de Maio –SETREM, Três de Maio, Brasil

Núbia Daniela de Oliveira Rolim

Psicóloga graduada pela Faculdade Três de Maio –SETREM, Três de Maio, Brasil

Rita de Cássia Maciazeki Gomes

Psicóloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS e Doutoranda pela Universidade do Porto, Porto, Portugal.

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Como Citar

de Souza, C. D., de Souza, J. B., Rolim, N. D. de O., & Gomes, R. de C. M. (2016). Intervenções psicológicas com crianças no CRAS: Em busca de recursos e potencialidades. Nova Perspectiva Sistêmica, 25(55), 31–45. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/134

Edição

Seção

Artigos