“Se não perguntar, ele não vai falar”: reflexões sobre conversas colaborativas em um atendimento de família com crianças

Autores

  • Lilian de Almeida Guimarães Psicóloga clínica, terapeuta individual, de casal e família. Mestre em Psicologia pela USP – Ribeirão Preto. Docente da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.
  • Sandra Aparecida de Lima Psicóloga clínica, terapeuta individual, de casal e família. Especialista em Psicologia Escolar/Educacional. Psicóloga Infantil na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.
  • Adriana Bellodi Costa César Psicóloga clínica, terapeuta individual, de casal e família; sócia efetiva do Instituto Familiae e docente do Instituto Familiae – unidade de Ribeirão Preto.

Palavras-chave:

construcionismo social, processo conversacional, equipe reflexiva, terapia de família

Resumo

Este artigo apresenta as reflexões teórico-clínicas de um atendimento de família com criança, realizado no curso de formação de Terapia de Casal e Família de um instituto situa­do no interior do estado de São Paulo. Baseadas nos aportes teóricos do construcionismo social, as autoras têm como objetivo estudar um único encontro no qual participaram mãe e filho para: a) compreender o processo conversacional que se estabeleceu e possibilitou a construção de novas descrições de si e do problema, entre os partici­pantes e b) dar visibilidade a como este processo aconteceu, pontuando a produção de sentidos e novas narrativas no decorrer das conversações terapêuticas. A equipe reflexiva será também fo­cada como recurso útil e criativo para a mudança nas conversações terapêuticas que envolvem crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian de Almeida Guimarães, Psicóloga clínica, terapeuta individual, de casal e família. Mestre em Psicologia pela USP – Ribeirão Preto. Docente da Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP.

Psicóloga clínica, terapeuta
individual, de casal e família.
Mestre em Psicologia pela USP
– Ribeirão Preto.
Docente da Universidade de
Ribeirão Preto – UNAERP.

Sandra Aparecida de Lima, Psicóloga clínica, terapeuta individual, de casal e família. Especialista em Psicologia Escolar/Educacional. Psicóloga Infantil na Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

Psicóloga clínica, terapeuta
individual, de casal e família.
Especialista em Psicologia
Escolar/Educacional. Psicóloga
Infantil na Prefeitura Municipal
de Ribeirão Preto.

Adriana Bellodi Costa César, Psicóloga clínica, terapeuta individual, de casal e família; sócia efetiva do Instituto Familiae e docente do Instituto Familiae – unidade de Ribeirão Preto.

Psicóloga clínica, terapeuta
individual, de casal e família;
sócia efetiva do Instituto
Familiae e docente do Instituto
Familiae – unidade de Ribeirão
Preto.

Downloads

Como Citar

Guimarães, L. de A., de Lima, S. A., & César, A. B. C. (2017). “Se não perguntar, ele não vai falar”: reflexões sobre conversas colaborativas em um atendimento de família com crianças. Nova Perspectiva Sistêmica, 21(43), 38–53. Recuperado de https://revistanps.com.br/nps/article/view/271

Edição

Seção

Artigos